Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha

Biblioteca Escolar

Precisa de ajuda? Se tem um trabalho escolar e encontrou alguma dificuldade na pesquisa de informações, por exemplo, contacte-nos através de correio eletrónico. A equipa da Biblioteca Escolar está aqui para ajudar — mesmo com a Escola encerrada.

Em destaque

  • (Montagem) Quadrícula de batalha naval por cima de grelha com nomes, polegar por cima de escova salpicando tinta, gotas e sulcos de tinta e folha com muitos salpicos
    Jogos antigos e pinturas do acaso

    Jogos sem eletricidade nem bateria, mas que divertem e pinturas inesperadas com coisas que temos por casa.
  • (Montagem) Jarro e máscara dourada antiga, senhora de braços abertos com um livro, bolotas, bagas e ramos secos em hexágonos concêntricos
    Mandalas, contos e museus

    Um instrumento que ajuda a equilibrar emoções, histórias contadas em bibliotecas e obras de arte de diferentes países e épocas nalguns famosos museus.
  • (Montagem) Colher com líquido vermelho sobre farinha, lápis de cor sobrepostos e crianças puxando pelos braços menino «sugado» em vedação de rede
    Para brincar, conhecer e pensar

    Plasticina feita em casa, um jogo com lápis que nos ajuda a conhecermo-nos e uma história que nos mostra a importância de darmos as mãos uns aos outros...
  • (Montagem) Caderno aberto com esferográfica, envelope com folha, caricas, roupas em cabides e mapa antigo
    Escritas e divertimentos

    Jogos com caricas ou roupas, caça ao tesouro e escrever cartas ou memórias são sugestões para se divertirem o mais possível nos tempos que vamos vivendo.
  • (Ilustração) Computadores portáteis com livros saindo do ecrã e rodas dentadas
    Instalação de programas de computador

    Instruções para instalar e ativar gratuitamente aplicações de escritório e de trabalho em equipa licenciadas para todos os alunos do Agrupamento com correio eletrónico do mesmo. Devem ser instaladas nos equipamentos do programa Escola Digital.
  • (Ilustração) Computador portátil com livros saindo do ecrã, caneta, cubos e gráfico em anel
    Escola Digital

    Este programa fornece computadores e ligações à Internet aos alunos. A prioridade são os alunos ao abrigo da ASE, começando pelos de escalão A.

Dicionários, Informações e Pesquisas

Obras de Referência: Enciclopédias, Atlas.

  • (Ilustração) Rapaz segura caneta junto a boca, tem caderno aberto à frente e folhas a esvoaçar ao lado
    Dicionários de Rimas

    Estás a escrever a letra de uma música e tens um verso sem ritmo por não estar a rimar bem? Ou é um poema para alguém especial e não encontras a palavra que rima com o verso anterior? As palavras certas costumam ser as ditas ou escritas com o coração, mas às vezes um dicionário de rimas pode ajudar.
  • «C» em trama de meios-tons e «CC» desfocado com fundo pixelizado
    Licença para Usar

    Vídeos de gatinhos, desenhos de super-heróis, fotos de paisagens, textos, músicas — tudo parece grátis. A tecnologia facilita-nos chegar a obras de todos os tipos, copiá-las e reutilizá-las. Bastam uns toques ou cliques, mas usar sem autorização o que não nos pertence pode ser roubo. Por que é que existem leis que limitam isto?

Calcular, Descobrir a Natureza

O que nos Rodeia: Matemática, Ciências Naturais...

  • (Montagem) Galinha d'água junto a canaviais, logótipo «Projeto Rios» à esquerda e cartazes azuis à direita
    Projeto Rios

    O 8.º 4 e o 8.º 5 «adotaram» a Ribeira da Lage como laboratório natural, estudaram árvores e animais e fizeram cartazes partilhando o mais importante...
  • (Ilustração) Rapaz e rapariga com óculos de proteção, lápis e tubo de ensaio rodeados por dupla hélice de ADN, átomos, copo com ovo, prisma decompondo luz, cubos de gelo, folha de árvore, planeta com anel, copo com água e tinta e concha
    Cientistas por um Dia

    Sal, água, detergente da loiça, gelo e ovos são coisas que temos em casa e que nos deixam sentir a magia das experiências e da ciência em ação. Mãos à obra.
  • (Vídeo curto) À mesa, rapariga com copo de vidro; olhando e apontando para cima, onde aparece uma subtração
    Matemática Salteada

    Conceitos matemáticos explicados com... comida? Uma série de vídeos divertidos explica vários conceitos matemáticos na cozinha.

Criar, Entreter, Jogar

Imaginar e Expressar: Arte, Música, Desporto.

  • Ícone de pintor visto de costas com pincel frente a quadro (manchas laranja abstratas)
    Picasso por um Dia

    Com um simples pincel, tintas e folhas conseguimos obras de arte fantásticas. Se juntarmos elementos da Natureza, ficam ainda mais fascinantes…
  • (Montagem fotográfica) Rapaz vendado desenhando a carvão e desenhos coloridos de braços compridos e cabeças redondas
    Com uma folha e uns lápis podemos descobrir novas formas de desenhar (a sós ou acompanhados) e criar obras que nunca imaginámos — sem limites!
  • 6 garrafas de plástico transparente com líquidos coloridos derrubadas por uma bola e 4 círculos contendo retratos de 4 pessoas e logótipo EAAF sobrpostos
    Bowling em casa

    Uma ideia para toda a família se divertir e reciclar materiais que muitas vezes iriam para o lixo. Só precisamos de meia dúzia de garrafas de água e uma bola.

Ler Histórias, Ouvir, Falar, Escrever

Comunicamos: Literatura, Linguística.

  • (Ilustração) Senhora com roupa do séc. XIX e «D. Maria II em casa» (letras negras em fundo amarelo) sobrepostas
    Vamos ouvir histórias de aventuras, para adormecer, com princesas, surpresas e muito mais? O Teatro Nacional D. Maria II convida miúdos e graúdos.
  • Duas crianças de costas sentadas na relva; uma delas mostra livro aberto à outra
    Concurso de Leitura

    Já temos vencedoras! Mapas do tesouro, um pedinte sinistro, marinheiros de perna de pau, uma temível baleia branca e uma viagem de negrume e obsessão foram os ingredientes deste desafio dos professores de Português aos 7.º e 8.º anos: gravarem-se a ler em voz alta os textos escolhidos e enviá-las até 5 de junho.

Outros Tempos, Lugares, Pessoas

Conhecer Países e o Passado: Geografia, História, Biografias.

  • Livro com iluminura e «A Herança Muçulmana» sobreposto
    O arroz doce, as amendoeiras, as cisternas, o estudo dos astros e as paredes caiadas de branco são exemplos da presença muçulmana no nosso país estudados pelo 5º 8 (2019/20).
  • (Ilustração) Monumentos, pessoas e animais na superfície da Terra com pormenor do globo (alguns continentes e meridianos) em fundo
    Onde é que Eu Estou?

    Mais dois países para descobrir: vejam os mapas e as fotos! Temos muitos alunos com a pontuação máxima e pouco tempo para desempatarem...
  • Várias molduras em inclinações diferentes contendo diferentes retratos
    Cromos da História

    Consegue identificar estas personagens? Damos pistas e mostramos retratos. De quinze em quinze dias, desafiamos-vos a identificar duas figuras.
  • Bandeiras de países da União Europeia
    Dia da Europa
    (9 de maio)
    Os alunos de 7.º ano fizeram trabalhos sobre os países da União Europeia. Em atualização

A Ver

  • (Montagem fotográfica) Cara feita com legumes e frutas sobre interior de museu com obras expostas nas paredes
    Museu Virtual da Criatividade

    Um livro instantâneo ilustrado, o elefante Elmer, recriar Arcimboldo — são algumas obras do 4.º ano da Escola Eduardo Luna de Carvalho. Vamos vê-las?
  • (Ilustração) Boneco estilizado com lanterna que projeta feixe azul claro sobre fundo escuro e, num canto, dois olhos parecem espreitar
    O Escuro

    O escuro esconde-se em cantos escuros e estende-se à noite por toda a casa do Lucas. Uma noite, convida-o a visitar a cave... Uma história em 8 minutos.
  • (Ilustração) Flores coloridas em vasos laranjas e fundo azul claro
    A Semente

    O rei anunciou: quem quisesse casar com ele devia ir ao palácio. Lá, deu a cada rapariga um vaso com uma semente e... Um Contos do Mundo em 5 minutos.
  • (Animação) Exemplos de vários marcadores de livros
    O Dia do Agrupamento, 9 de junho, foi assinalado pelos alunos de 7.º, 8.º e 9.º ano fazendo marcadores de livros com uma frase alusiva à nossa Escola ou aos deuses...
  • (Ilustração) «Leituras ao Ouvido» a negro em fundo verdde com 5 ícones de auscultador telefónico à direita
    De segunda a sexta, a partir das 16 h, a equipa da Casa Fernando Pessoa lê poemas e textos curtos ao telefone. Basta fazer uma chamada ou SMS para 914 342 537 entre as 10 e as 14 h e dar o seu número ou o de outra pessoa. Receber estas leituras pelo telefone é outra maneira de chegar a quem não está ligado às redes sociais.
  • (Ilustração) «#CaraDeLivro» em letras brancas com relevo negro em fundo verdePessoa com livro aberto à frente do rostoPessoa com livro aberto à frente do rosto sentada em escadas
    5 de maio de 2020 é o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Junte-se à festa. Fotografe-se com um livro da nossa língua à frente do rosto, copie o seguinte texto para o seu mural Facebook e nomeie 5 amigos: «Fui desafiado a partilhar a minha #CaraDeLivro com uma obra da língua portuguesa que me marcou. Nomeio...». No dia 5, 12 autores de 8 países estarão em direto em lisboa5L.pt.