Vamos pôr mãos à obra e usar coisas que temos em casa para fazer experiências. Uma oportunidade de te sentires um verdadeiro cientista — em segurança.
Sal, água, ovos e detergente da loiça são alguns dos materiais necessários para entrares no mundo mágico das experiências, veres a ciência em ação e perceberes a forma como algumas coisas funcionam em contacto com outras.
Divirtam-se e partilhem connosco as vossas experiências.
Materiais:
Como fazer:
Vais verificar que o ovo que está no copo com sal irá flutuar. Isso acontece porque com o sal a densidade da água aumenta. Quanto mais sal acrescentares mais o ovo irá para junto da superfície.
Podem fotografar ou filmar os ovos flutuantes: um verdadeiro cientista regista as experiências. Se quiserem, enviem-nos essas fotos ou vídeos.
Além de ser divertida, esta experiência vai permitir-te perceber a importância de lavares as mãos nesta situação que estamos a passar relativamente ao novo coronavírus.
Materiais:
Como fazer:
Na primeira vez que colocam o dedo na água, a pimenta cola-se ao dedo. Quando colocam o detergente no dedo, a pimenta já não se cola ao dedo, evitando assim que o «vírus» (a pimenta) fique na nossa pele. Os detergentes dissolvem a gordura natural da pele.
Enviem-nos as fotos dos vossos dedos nos pratos.
Materiais:
Como fazer:
O sal derrete o gelo deixando um pouco de água à volta do palito, que entra dentro do cubo. Uma vez que essa água continua em contacto com o gelo, volta a congelar, cobrindo o palito com uma camada mais leve. Na realidade, quando dissolvemos uma substância (na nossa experiência, sal) em água, a mistura passa a derreter a uma temperatura mais baixa; o sal dificulta a ligação entre as moléculas de água que formam os cristais de gelo. É por isso que nos países com muita neve se costuma espalhar sal nas estradas, como este vídeo explica.
Podem partilhar connosco fotos dos vossos cubos de gelo.
Materiais:
Como fazer:
Quando colocamos o óleo na água, o óleo fica à superfície (flutua). Isto acontece porque a água é mais densa que o óleo, não permitindo que este se misture. Quando adicionamos o verniz, tinta ou corante, este fica igualmente à superfície, na camada do óleo, não se misturando com a água, mas quando adicionamos o sal, este vai para o fundo (porque é mais pesado que a água) e leva consigo a tinta, atravessando o óleo e misturando-se com a água.
Mostrem-nos os efeitos da vossa tinta, óleo e sal no copo de água.
Beatriz Gaspar, João Cardoso, Margarida André e Magda Pereira, 11 de junho de 2020.