Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha

50 Anos de Abril: Recursos Educativos

(Ilustração) Documentos, máquina fotográfica, microfone e rádio em branco sobre fundo com cravo, «25 Abril», «1974 2024» e retratos de homem e soldado em formas geométricas e tons carmins e verdes

Uma data tão importante para o nosso país deu origem ao longo dos anos a inúmeros conteúdos a seu respeito. Reunimos alguns desses conteúdos disponíveis na Internet descrevendo-os, identificando o seu tipo e ciclos de escolaridade em que podem ser explorados, garantindo ainda uma cópia de segurança e sugerindo propostas de trabalho.

Iconografia e sonoridades

25 de Abril: Símbolos de Liberdade

Várias imagens de cartazes e folhetos
  • Imagens de baixa e média resolução
  • Pré-escolar, ensino básico e ensino secundário
  • Cópia de Segurança

Cartazes, panfletos e imagens de propaganda dos partidos políticos que foram símbolos da Revolução. Parte da colecção do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Proposta de utilização: análise das cores, estrutura, simbologia e mensagens de alguns dos cartazes; cada aluno seleciona um pormenor de um cartaz ou outro documento gráfico e reprodu-lo (com lápis de cera, de cor...) num quadrado de 21 cm; esses trabalhos de toda uma turma (ou de várias) são colados numa base (por exemplo de papel cenário) e formam um mural coletivo.

Canções de Abril

(Ilustração) rádio antigo

Seis podcasts que partem de seis canções associadas ao 25 de Abril para recordar a luta, a censura e as perseguições conversando com Luís Cília, Manuel Freire, Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho e Francisco Fanhais.

Proposta de utilização: motivação para trabalhar o tema; análise das letras das canções identificando os temas abordados, as mensagens transmitidas e o contexto histórico em que foram escritas; produção de poemas ou letras de canções/rap expressando os sentimentos dos alunos em relação ao 25 de Abril, aos seus ideais ou conquistas.

O dia

As Linhas da Liberdade: Cronologia

(Esquema) Linhas com pontos e pormenor de planta de cidade com veículos assinalados
  • Infografia com esquemas, fotos, sons e vídeos
  • 3.º ciclo e ensino secundário
  • Cópia de Segurança

Reconstituição da operação militar que derrubou a ditadura desde as 11 horas do dia 23 (chegada de um mensageiro) até ao regresso dos militares a Santarém no dia 27, com ilustrações, fotos, sons e vídeos.

Proposta de utilização: simular e gravar uma reportagem radiofónica de uma parte escolhida dos acontecimentos descritos; limitar à duração máxima de um minuto; difundir na rádio escolar, na página de Internet, em podcast...

O dia 25 de Abril — Diário da Revolução 1974 (áudio)

(Capa e contracapa de disco) Dedos em «V», «O dia 25 de Abril», fundo creme e 2 colunas de texto
  • Áudio (81 minutos; baixa resolução, mas utilizável) e informações
  • 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário
  • Cópia de Segurança

Cerca de 81 minutos de reportagem sonora do 25 de Abril de 1974 pelo jornalista Pedro Laranjeira e a sua colega Barbara Skolimowska, que se juntou à coluna militar de Salgueiro Maia no Terreiro do Paço e acompanhou a tomada de Lisboa até ao Quartel do Carmo. Tinha consigo os dois únicos gravadores de som que estiveram na revolução dos cravos até ao final da tarde, recolhendo sete horas de sons, comentários, descrições em tempo real, tiros... Um resumo de duas horas e meia foi transmitido na Rádio Renascença na noite de 26 para 27 de abril e a editora Sassetti editou 2500 discos como documento histórico a preço acessível.

Proposta de utilização: encenar uma recriação teatral dos momentos-chave do dia 25 de Abril de 1974 com base nos sons e descrições da reportagem, aproveitando partes da mesma como efeitos ou banda sonora.

Documentos históricos

25 de Abril: Documentos Originais

Miniaturas de documentos antigos com legenda por baixo
  • Imagens de alta resolução com informação complementar
  • 3.º ciclo e ensino secundário
  • Cópia de Segurança

Cartas, atas de reuniões, textos de militares na Guerra Colonial antes do 25 de Abril, textos do MFA, comunicados e outros documentos que mostram como se foi construindo a democracia. Parte da colecção do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Proposta de utilização: leitura da correspondência escrita por militares durante a Guerra Colonial e debate e registo escrito das condições de vida e dos sentimentos dos soldados durante esse período.

25 de Abril visto pelos jornais das ex-colónias

Capas de jornais e revista antigos

43 primeiras páginas dos jornais (duas delas em falta) que se liam em Angola, Cabo Verde, Moçambique e na Guiné em abril de 1974, a propósito de um congresso internacional sobre imprensa colonial. Imagens da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Proposta de utilização: estudar o texto jornalístico com base nas primeiras capas dos jornais lendo a notícia principal, distinguindo título, lead e corpo da notícia, bem como as questões que tipicamente se respondem em cada parte da notícia (quem, quando, onde...).

Antes e Depois

As mulheres: 1974 a 2023

2 gráficos de barras coloridos lado a lado.

Comparação entre 1974 e 2023 ao nível dos direitos das mulheres e das suas condições de vida: dimensão das famílias, divisão do tempo nas tarefas domésticas, participação no mercado trabalho, desigualdade salarial, escolarização, participação na vida política...

Proposta de utilização: organização de um debate onde os alunos discutam as mudanças e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo das últimas décadas; criação de cartazes informativos comparando 1974 e a atualidade em questões como a participação das mulheres no mercado de trabalho, a desigualdade salarial, a divisão do tempo dedicado às tarefas domésticas e familiares...

Jogos

Jogo de Fuga (Escape Room): Clandestino 1974

Homem visto de costas em sala escura com rádio antigo à esquerda

Um Jogo de Fuga digital em que o jogador se põe na pele de um lutador pela liberdade que vive clandestino e tem de executar várias missões para contribuir para o 25 de Abril, com alguns elementos históricos reais.

Proposta de utilização: introdução lúdica à Revolução; criação coletiva de uma história interativa baseada em elementos históricos do 25 de Abril.

Personalidades

Retratos de Abril

Ilustração de um cravo e duas fotografias de militares

25 podcast sobre os protagonistas que há 50 anos começaram a construir a democracia: Salgueiro Maia, os restantes capitães de Abril, António de Spínola, os líderes partidários de 1974, As «Três Marias», José Afonso, Maria de Lurdes Pintassilgo, a imprensa livre...

Proposta de utilização: a partir da escuta dos podcast, construção de cartazes ou folhetos informativos sobre os principais protagonistas.

António Padilha, 3 de maio de 2024