Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha

Sala Helena Rodrigues

Placa de azulejos «Sala Helena Rodrigues» ao lado da entrada para sala com mesas redondas, estantes, janelas e borboletas coloridas pensuradas no teto

O espaço da biblioteca da Escola Básica Tapada das Mercês chama-se agora Sala Helena Rodrigues, celebrando a professora — e mãe, mulher, amiga... — que nos deixou cedo demais e que tanto deu a todos os que com ela privaram.

Esta homenagem realizou-se no dia 28 de fevereiro de 2022 com a presença de parte da família e de colegas e amigos. Alguns usaram da palavra para recordar e celebrar «a nossa Lena» e as marcas que ela deixou nas vidas de tantos:

Olá, professora Helena.

Tenho saudades tuas. Tenho saudades dos risos, das aprendizagens, dos carinhos, das gargalhadas e sobretudo dos abraços.

Tu és linda, incrível, feliz, amigável e uma fantástica professora.

Queria ver-te novamente, mas sei que isso nunca será possível. Por isso, só quero agradecer-te por me teres ensinado tudo o que sabias.

Beijinhos e abraços muito fortes para ti.

Filipa, 4.º CB

Lena,
não foi de facto esta Escola que te definiu como eras nem o que eras capaz de fazer.

O que te definiu foi o modo como enfrentaste mais um desafio: passo a passo foste construindo o teu caminho, conquistando os nossos corações e, sem nos forçares, ias-nos oferecendo esse teu dom contagiante de alegria, serenidade, transparência, verdade e luz interior.

Ao irradiares o que eras e ao fazeres o que desejavas realmente fazer, atraíste-nos de imediato porque queríamos aprender e também ensinar-te algo.

Cada uma das tuas escolhas trouxe-nos experiências que nos mostraram que, afinal, não somos criaturas tão pequenas como parecemos. Quisemos aprender porque somos curiosos e, porque somos todos diferentes, divertimo-nos trocando entusiasmos e…. quisemos dar-te algo de especial: a nossa amizade e confiança. E a confiança é uma atitude em que intervém alguma experiência, alguma reflexão e muita intuição.

Estiveste aqui para além da “obrigação de estar” porque preferiste estar connosco. E os laços — de prazer e respeito mútuos — que já nos ligavam fortaleceram-se ainda mais e cada um de nós foi continuando a descobrir a melhor parte do outro.

O carinho e o apreço que nos manifestaste revelaram o teu próprio valor.

Nunca deixaste de sentir, gostar, ver e extasiar-te diante de coisas tão grandiosas como o pôr do sol e a cor do calor dentro de ti.

Queremos acreditar que vamos encontrar-nos e que a distância não nos separará.

É certo que os amigos se reencontrarão.

Até sempre!

Diva Carvalho

  • «Biblioteca» em letras verdes, desenho de uma menina e duas cartolinas com palavras, corações e cartões dobrados afixados em painel na parede
    Perto da entrada da biblioteca, a Sala Helena Rodrigues e em frente à sala de professores...
  • Cartolina com «hello», «voa, voa borboleta Helena», desenhos colridos, corações, cartões dobrados e outros coloridos afixada em painel na parede
    ...os alunos da última turma da professora deixaram o seu testemunho...
  • Cartolina com desenhos e muitos cartões coloridos dobrados afixada em painel na parede
    ...do fundo dos seus corações e com muita arte — bem ao gosto dela.

Faz-nos muita falta.

Obrigado à Luísa Azevedo e Silva por se ter lembrado, à Rute Gonçalves pelas chávenas (claro que a Lena lembrar-se-ia destes pormenores e não quereria as descartáveis) e a todos os que tornaram isto possível.

António Padilha, 1 de março de 2022