Mesmo distantes, continuamos aqui ao vosso dispor. Sempre com um sorriso na cara e uma palavra de conforto. Aos nossos queridos alunos: um apertado abraço de saudade! Aos pais, um reconfortante abraço de amizade. Saibam e sintam que não estão sozinhos.
A realidade que estamos a viver é nova e desconhecida e, por isso, geradora de mais ansiedade e tensão. É natural sentir angústia, medo, frustração, raiva, aborrecimento. Todas as emoções são válidas e devemos aceitá-las com naturalidade.
São igualmente naturais as dificuldades na gestão do lar (tarefas de casa, falta de espaço pessoal, discussões, trabalhos escolares dos filhos...), mas lembrem-se que isto é temporário e podem, agora mais do que nunca, estreitar os laços entre vós.
Semanalmente iremos aqui sugerir-vos atividades para toda a família que ofereçam momentos descontraídos e que também façam os alunos refletir sobre algumas situações do dia a dia.
Usem o nosso correio eletrónico para nos contarem as vossas dúvidas, mostrarem o resultado das atividades ou simplesmente dizerem olá!
Jogos sem computadores nem consolas, que não precisam de eletricidade nem de baterias, mas que são um ótimo entretenimento e ainda pinturas inesperadas com coisas que temos por casa — a Equipa de Apoio ao Aluno e à Família quer que se divirtam entre as aulas e os estudos. Saudades de todos.
Vamos construir mandalas que ajudam a equilibrar as nossas emoções, vamos a bibliotecas ouvir contos, muitos contos e vamos conhecer obras de arte de diferentes países e épocas visitando virtualmente alguns dos mais famosos e frequentados museus do mundo.
Plasticina feita em casa, um jogo com lápis de cor que nos ajuda a conhecermo-nos e uma história (premiada) que nos mostra a importância de darmos as mãos uns aos outros e nos relembra que somos todos irmãos e irmãs...
Jogos com caricas ou roupas, caça ao tesouro e escrever cartas ou memórias são algumas sugestões para a sós ou em família se divertirem o mais possível nestes tempos que vamos vivendo — diferentes, mas devemos sempre procurar algo de positivo nas nossas experiências.
Com um simples pincel, tintas e umas folhas conseguimos fazer trabalhos artísticos fantásticos. E se juntarmos elementos da Natureza? Ainda mais fascinantes ficam. Juntem-se a nós nesta aventura de ser o grande pintor Picasso por um dia…
Sal, água, gelo, ovos e detergente da loiça são algumas coisas que temos em casa e que chegam para nos fazer entrar no mundo mágico das experiências, ver a ciência em ação e perceber a forma como algumas substâncias funcionam em contacto com outras. Vamos pôr mãos à obra e sentirmo-nos verdadeiros cientistas.
Temos vidas tão aceleradas e tantas coisas para fazer que às vezes quase nos esquecemos de respirar. Vamos todos relaxar aprendendo formas de respiração com a flor e a vela, o 8 preguiçoso, o saltitão Zen, exprimir o que sentimos, fazer bonitos gestos de ajuda e uma gravação...
Com poucos materiais podemos fazer desenhos que nunca imaginámos: uma folha e uns lápis vão ajudar-vos a descobrir novas formas de desenhar — a sós ou com companhia. A imaginação não tem limites!
Uma ideia para se divertirem e para reciclarem materiais que muitas vezes iriam para o lixo. Só precisamos de meia dúzia de garrafas de água e uma bola. Ajudam o ambiente e passam um bom bocado em família. Venham daí...
Existem momentos que podemos e devemos continuar a partilhar com os nossos. O Dia da Família, a 15 de maio, é um deles! Entre detetives, jornalistas, mestres de culinária, pipocas, danças e árvores, temos muitas maneiras de passar bons momentos em conjunto. Juntem-se a nós.
Vamos agradecer aquelas coisas boas e simples, do dia a dia — ter comido um bom lanche, ter companhia para brincar, ter casa, roupa para vestir... Só precisamos de...
Beatriz Gaspar, João Cardoso, Margarida André e Magda Pereira, 5 de março, 23 e 10 de fevereiro de 2021 e 18 de abril e 13 e 21 de maio de 2020.