Miúdos a Votos
Qual é o melhor livro que já leste? O que todos deviam ler? Faz campanha pelo teu favorito, convence amigos e colegas e a 12 de março votem para eleger os melhores livros. Esta eleição é uma maneira divertida de experimentarem e aprenderem como funcionam umas eleições, uma parte importante da democracia.
Dia Mundial da Poesia
Poemas em folhas recortadas e uma árvore construída por quadrados (muitos...) lembram-nos o poder da poesia e das palavras ditas, lidas e escritas para expressarmos o que sentimos e o que sonhamos — todos nós, em todos os lugares e em qualquer língua.
Razões do Dia Os dias, às vezes como se nunca tivessem fim
o Sol que cava os teus calcanhares para te provocar
…
É assim que começa um poema do Bruno (9.º 7), talvez inspirado por S. Valentim, aqui ilustrado pelo Alexandre (9.º 3)...
Histórias Reescritas
Era uma vez... Pegando em histórias de encantar, assustar ou divertir que (quase) todos conhecem, os nossos alunos escreveram versões alternativas. Os sete anões no casino, um cão que falava, um lobo injustamente maltratado e uma pedra transformada em sumo são apenas alguns exemplos da sua imaginação. Vamos ler!
Concurso de Leitura
Já temos vencedoras! Mapas do tesouro, um pedinte sinistro, marinheiros de perna de pau, uma temível baleia branca e uma viagem de negrume e obsessão foram os ingredientes deste desafio dos professores de Português aos 7.º e 8.º anos: gravarem-se a ler em voz alta os textos escolhidos e enviá-las até 5 de junho.
Vamos ouvir histórias de aventuras, para adormecer, com princesas, surpresas e muito mais? O Teatro Nacional D. Maria II convida miúdos e graúdos.
De segunda a sexta, a partir das 16 h, a equipa da Casa Fernando Pessoa lê poemas e textos curtos ao telefone. Basta fazer uma chamada ou SMS para 914 342 537 entre as 10 e as 14 h e dar o seu número ou o de outra pessoa. Receber estas leituras pelo telefone é outra maneira de chegar a quem não está ligado às redes sociais.
5 de maio de 2020 é o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Junte-se à festa. Fotografe-se com um livro da nossa língua à frente do rosto, copie o seguinte texto para o seu mural Facebook e nomeie 5 amigos: «Fui desafiado a partilhar a minha #CaraDeLivro com uma obra da língua portuguesa que me marcou. Nomeio...». No dia 5, 12 autores de 8 países estarão em direto em lisboa5L.pt.