O TALIS constitui a primeira pesquisa internacional sobre ambientes de aprendizagem nas escolas e as condições de trabalho dos professores e diretores. Pretende fornecer informação a nível nacional e internacional sobre professores, ensino e o impacto que os professores podem ter na aprendizagem dos alunos.
É uma oportunidade para professores e diretores fornecerem dados para a análise dos sistemas educativos e para o desenvolvimento das políticas educativas em áreas essenciais. A comparação internacional dos dados recolhidos permitirá identificar desafios comuns e aprender com outras abordagens.
O primeiro destes inquéritos decorreu em 2008 com a participação de 25 países. O segundo realizou-se em 2013 contando 38 países. Em 2018 foi alargado a 48 países e em 2024 a 54 países em 5 continentes.
Em 2024, oito países (inlcuindo Portugal) participam ainda no Inquérito ao Conhecimento dos Professores (TKS), um módulo opcional.
O TALIS 2024 foca:
O Inquérito ao Conhecimento dos Professores explora:
Em 2024, o TALIS foca-se no 3.º ciclo e a seleção das escolas e dos professores que participam na pesquisa é realizada de forma aleatória. À exceção dos pequenos países, em cada país participante é selecionada aleatoriamente uma amostra de 200 escolas e em cada escola são também aleatoriamente selecionados 20 professores mais 15 outros diferentes para o Inquérito ao Conhecimento dos Professores.
As respostas aos questionários são totalmente confidenciais e nunca é identificado o nome dos professores, dos diretores ou das escolas.
*Participam também no Inquérito ao Conhecimento dos Professores.
António Padilha, 5 de fevereiro de 2024